Informativo n°001/2008
Junho Julho Agosto

BIG BROTHER PEÃO

Algumas empresas de Gravataí estão criando o Big Brother Peão, pois é isso mesmo companheiros, estão instalando cameras para monitorar os trabalhadores com a desculpa que é para dar mais segurança para os mesmos, mas nos sabemos que a verdadeira intenção não é esta.

Na Fitesa já existem várias cameras instaladas e eles dizem que estão monitorando as entradas e saídas das fábricas só que as cameras estão viradas para dentro filmando a área de produção com a intenção de monitorar os trabalhadores o que é proibido por lei.

Já a Injeta Plastic teve a cara de pau de colocar em seu site(www.injetaplastic.com.br) que possui cameras que monitoram seus trabalhadores enquanto realizam .suas tarefas. Se na sua empresa isto também esta acontecendo, denuncie, porque nós também estamos de olho.

FITESA INDUSTRIAL S.A

Na Fitesa,além das cameras existem outros problemas acontecendo por lá como por exemplo a continuada tentativa de ocultar acidentes de trabalho presionando o trabalhador acidentado a não se afastar para para não zerar a placa que indica o numero de acidentes com afastamento.

Ora se o trabalhador se acidentou, não importa se foi ato ou condição insegura e o médico o afasta do trabalho por um determinado tempo a empresa não tem o direito de pressionar o trabalhador a não se afastar mesmo que seja para apenas para cumprir horário na empresa como acontece na Fitesa.

Outro fato que tem ocorrido nesta empresa é que o pessoal que trabalha na área administrativa continua a fazer banco de horas ilegalmente já que não existe no acordo coletivo e portanto não pode ser feito.

 

SINTQUIM NA LUTA PELOS TRABALHADORES


A campanha salarial unificada já começou. E começou com
uma paralisação de 3 dias na empresa Elite de Novo
Hamburgo,onde os trabalhadores reivindicaram por melhores
salários e melhores condições de trabalho já que nesta empresa o trabalho é quase escravo.


O SINTQUIM esteve presente nesta manifestação

em apoio aos trabalhadores do vale dos sinos,

juntamente com os outros sindicatos que fazem parte

da campanha unificada (ver matéria na ultima página).

O SINTQUIM esta sempre aberto ao dialogo mas se

for necessário mais manifestações como esta

poderão ocorrer.




Denuncias

FADA PLÁSTICOS

Na empresa Fada Plásticos os trabalhadores andam reclamando que a empresa suspendeu o café da manhã que era dado aos funcionários,além disto os uniformes que a empresa fornece aos seus trabalhadores são velhos e rasgados.

O pessoal também tem reclamado que a empresa aceita atestado médico apenas do Centro Clínico Gaucho,e se o atestado não for desta clinica os dias são descontados. Além do mais não paga insalubridade apesar do barulho intenso.

É mais uma empresa que vai receber a visita do Ministério do Trabalho.

NEOFORM

Na Neoform os trabalhadores reclamam que não existe uma área para o pessoal ficar após o almoço,o que existe são alguns bancos de madeira sem proteção contra chuva ou sol e estes bancos ficam ao lado de um caníl mau cheiroso. Quando chove o pessoal tem que ficar em pé pelos cantos da fábrica.

Reclamam também que não tem um vestiário decente,que o mesmo foi improvisado em um banheiro e nem chuveiro tem, já estão cansados de ouvir as promessas da empresa de que vão construir um vestiário e ate agora nada.

WINK IND. EMBALAGENS

A Wink Ind. de Embalagens demite funcionários com mais de seis meses de empresa é não faz a recisão de contrato no sindicato como manda o acordo coletivo,além disto dispensa os trabalhadores por falta de serviço por até 20dias e não paga os dias. Ora bolas, quando um trabalhador falta ao serviço e justo que o patrão desconte os dias não trabalhados,agora quando o patrão contrata um trabalhador e não tem trabalho para ele o problema é do patrão, não é justo que o trabalhador pague por isto.

O Sindicato terntou entrar em contato com o proprietario da empresa para que ele esclareça os fatos e ele educadamente desliga o telefone.

Bom já que este arrogante cidadão não quer dialogar com o Sindicato para tenter resolver estes assuntos só nos resta denunciar ao Ministério do Trabalho e se for o caso entrar com uma ação judícial para garantir o direito dos trabalhadores.

 


Pelo fim do Fator Previdenciário

O fim do Fator Previdenciário(PL 296/03) está para ser votado na Câmara dos Deputados. Na página do Sindipolo na internet (www.sindipolo.org.br) você encontra um link para enviar mensagem para a bancada gaúcha de deputados na Câmara (www.camara.gov.br) pedindo a aprovação do projeto. O Fator Previdenciário, instituído durante o governo FHC, reduz em até 40% as aposentadorias.

Mobilize-se contra o Fator Previdenciário.

Faça sua parte!

Mande e-mail para os deputados e peça para seus familiares e amigos fazerem a mesma coisa. O fim do Fator Previdenciário é uma luta de toda a sociedade.

20 Anos do SINTQUIM

Em comemoração aos 20 anos do SINTQUIM estaremos organizando um torneio de futebol sete que será realizado no dia 12 de outubro de 2008 na sede do ASES em gravataí.

Para que as partidas possam ter maior tempo de duração, ficou definido que serão inscritas apenas 8 equipes e estas equipes deverão ser formadas por trabalhadores de empresas do ramo químico ou plástico da base do SINTQUIM.

Haverá almoço,distribuição de camisetas comemorativas para os sócios, e por ser dia da criança teremos atividades também para a criançada.

Não esqueça, as incrições são limitadas as oito primeiras equipes, então comece a formar seu time e venha comemorar conosco o aniversário do nosso Sindicato.

Maiores informações na sede do SINTQUIM ou pelo fone 304 241 85 com Telmo Nunes.

SINTQUIM 20ANOS EM DEFESA DOS TRABALHADORES

CONVENIO

O SINTQUIM mantem convenio com a Escola Acerto(ensino médio,EJA e dependências) que oferece aos associados e seus dependentes 15% de desconto nas mensalidades. A escola fica na av. Dorival Candido Luz de Oliveira,480 2° andar bairro Bom Princípio em Gravataí, telefone 3488-1397.


A FARTURA DO PATRÃO E A PENÚRIA DO PEÃO

O empresariado mundial, do Brasil e especialmente o gaúcho, não cansa de comemorar os sucessivos recordes da produção industrial. A imprensa local noticiou recentemente o "melhor janeiro dos últimos 20 anos"( jornal NH) referindo-se a maior produção local de sapatos.

A produtividade(a quantia de coisas produzida por um trabalhador) não para de crescer. O lucro das empresas parace não ter limites.

Mesmo com os patrões muito satisfeitos e cada vez mais ricos, com o mercado interno aquecido,com as exportações em alta,nada os detém, eles querem mais.

Mais lucro é alcançado com mais produção, arrocho salarial, banco de horas, contrato temporário, repressão e desrespeito aos direitos dos trabalhadores.

Nunca se arrancou tanto suor e sangue da classe trabalhadora. Para um patrão isso não tem limites. Esse limite é imposto pela nossa organização e capacidade de luta.

Campanha Salarial Unificada 2008

Unir, Organizar e Lutar

AS CAMPANHAS

SINTQUIM de Gravataí: Data-base em primeiro de novembro. A mobilização antecipada com a campanha unificada pode significar conquistas significativas para a categoria.

Químicos e Plásticos de Montenegro: Data-base em 1° de maio. Rejeitada a proposta dos empresários,paralizações fizeram a patronal reabrir a mesa de negociações. Próxima reunião com a patronal marcada para 9 de julho.

Plásticos de Campo Bom e São Leopoldo:Data-base em 1° de maio. É o primeiro acordo coletivo do novo sindicato. Exige piso de R$506,00 e a retirada de cláusulas que prejudicam os trabalhadores feitas no acordo com o antigo Sindicato pelego. Nova rodada de negociação com a patronal no dia 9 de julho.

Plásticos de Novo Hamburgo: Exige reajuste de 13%. Data-base em 1° de julho.Exige fim do banco de horas.

Sapateiros de Novo Hamburgo:Data-base em 1° de agosto. Assembléia

**A governadora Yeda Crusius conseguiu 150% de aumento para ela e seus comparças,vamos pedir a ela que nos ajude na nossa negociação quem sabe não conseguimos melhorar nossos salários.


Voltar